18/12/2024 | Por:
(Foto: Divulgação)
Por Regina Célia Pereira, da Agência estado
Se antes o vinho ocupava o pódio das bebidas aliadas da saúde cardiovascular, agora vem perdendo seu posto para o suco de uva integral.
A substituição segue diretrizes de órgãos como a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc na sigla em inglês), que colocam o consumo de quaisquer bebidas alcoólicas como um dos fatores de risco para tumores. Essa relação perigosa também foi apontada em um artigo assinado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado no periódico The Lancet Public Health e que defende, inclusive, não haver dose segura para a ingestão de álcool.
Existem evidências de que certas substâncias derivadas do metabolismo etílico são agentes carcinogênicos. Sem contar que extrapolar nos goles corriqueiramente favorece processos inflamatórios, entre outros distúrbios, incluindo o alcoolismo, um grave problema de saúde pública.
Quando há exagero, até mesmo a festejada proteção às artérias – muito associada ao vinho, por exemplo – acaba reduzida. Além da já mencionada tendência à inflamação, excessos alcoólicos podem mexer com o tônus dos vasos sanguíneos, resultando no aumento da pressão.
Séculos de boa fama
Apesar desse movimento atual, a ligação do vinho tinto com eventuais benefícios à saúde vem de longe. “Hipócrates, considerado o pai da medicina, sugeria a bebida na rotina, dentro de um contexto de hábitos saudáveis”, relata o médico Nelson Iucif Junior, do Departamento de Geriatria da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran).
Junto do trigo – em forma de pão –, e do azeite, forma a tríade sagrada da Dieta Mediterrânea, que atravessa décadas como uma das mais saudáveis do planeta. A nutricionista Juliana Watanabe, que mora na Espanha e tem mestrado sobre o assunto, conta que as origens dessa dieta se perdem no tempo, mas que remontam à Idade Média. “A alimentação seguia os padrões da antiga tradição romana, baseada por sua vez no modelo grego”, conta. Carrega símbolos religiosos, da vida rural e da cultura.
Fonte: Tribuna da Bahia
Sitio Santa Tereza, S/N BR110/Sul
a Ribeira do Pombal/Bahia